fbpx

Blog

Tudo Sobre RQE

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter

Tire suas principais dúvidas sobre o RQE, entenda como fazer o registro do título médico e saiba qual é a importância dessa regulamentação frente o CRM para sua atuação profissional.

O que é RQE?

Registro de Qualificação de Especialista, ou RQE, é o cadastro feito no Conselho Regional de Medicina (CRM) para registrar uma especialidade médica que você, colega médico, exerce ou pretende exercer, de forma a observar as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Por que precisamos do título de médico especialista?

De acordo com as regras estabelecidas pelo CFM, apenas profissionais médicos que obtiveram aprovação do CRM e conquistaram seu Registro de Qualificação podem anunciar uma especialidade.

Isso significa que para que nós, médicos, possamos colocar nossa especialidade em um cartão, por exemplo, além do número do CRM também precisamos apresentar o RQE. Qualquer comunicação feita de outra forma pode ser punida pelo Conselho.

Além disso, quando obtermos o RQE temos a liberdade para anunciar que cuidamos de sistemas, órgãos e doenças da nossa especialidade. Para fins de divulgação, essa alternativa é interessante.

Em vez de dizermos, por exemplo, que somos cardiologistas, podemos divulgar que cuidamos do coração. Dependendo da sua especialidade e área de atuação, isso pode facilitar a chegada de novos pacientes.

título de especialista também é necessário para trabalhar em hospitais. Há multa para instituições hospitalares que anunciam especialidades sem ter médicos com RQE, isso vale mesmo para quando esses profissionais são experientes, mas ainda não fizeram seu registro.

Quais são os benefícios do título de especialista?

Segundo o CFM, se o profissional médico não obtém um RQE, ele é considerado como um generalista. Com isso, colega médico, várias das suas alternativas para se promover e alavancar sua carreira ficam limitadas. 

Assim, nós mais de 70 professores médicos e toda a Equipe da AproMed | Ética e Profissionalismo — Instituição de Ensino especializada em cursos preparatórios para a prova de título de especialista, presente em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife — Aprovamos OU Devolvemos, sempre dizemos que o RQE promove uma virada de 180° em sua carreira.

Com o registro em mãos, o colega médico tem a liberdade para trabalhar e se divulgar com tranquilidade, sabendo que está respeitando as determinações do CFM e do CRM. Para um profissional médico essa ética ajuda a dar um salto na carreira.

A mudança implica não só em uma melhor qualidade de vida para nós, médicos, que ficamos com a consciência tranquila ao nos divulgar e passar o RQE para nossos pacientes, mas também em um aumento de até três vezes em nossa remuneração.

Ter experiência em uma especialidade médica não garante que podemos anunciá-la?

Mesmo que você, colega médico, tenha experiência em alguma especialidade médica, ela não pode ser anunciada. O CFM só permite a divulgação de títulos dos profissionais que obtiveram o RQE no CRM de sua região.

Em outras palavras: mesmo que trabalhemos há vários anos em uma mesma especialidade, a validação para fins de divulgação ainda precisa ser feita no CRM.

Podemos colocar a pós-graduação em uma especialidade médica no cartão?

Assim como no caso do profissional médico com experiência em determinada área, quem opta por fazer uma pós-graduação médica também não pode divulgar o título conquistado. Para fazê-lo, é necessário ir até o CRM e requisitar o seu RQE.

Como podemos obter um título médico?

Para obter o seu Registro de Qualificação de Especialista existem duas alternativas. A primeira é por meio da residência médica. Ao residir na área de sua escolha, você tem a opção de requisitar o RQE diretamente no CRM.

A outra opção é realizando o exame promovido por uma sociedade de especialidade reconhecida pela Associação Brasileira de Medicina (AMB), também conhecido como prova de obtenção de título. Nele, nossos conhecimentos são avaliados para determinar se estamos aptos para exercer a especialidade.

Qual é a melhor forma de se preparar para conseguir o RQE?

Dentre as formas que podem ser utilizadas para adquirir seu Registro de Qualificação, o exame é a que apresenta as melhores condições. Como você bem sabe, colega médico, várias especialidades médicas sofrem com a carência de vagas em residências, o que torna essa alternativa restrita a um pequeno grupo de profissionais.

No exame, por outro lado, basta ter o preparo para ser aprovado. Assim, profissionais médicos com pós-graduação ou com experiência prática já conhecem a especialidade e apenas precisam se preparar para obter a nota necessária para a aprovação.

É nessa etapa da sua carreira que nós, mais de 70 professores médicos da AproMed | Ética e Profissionalismo, podemos auxiliá-lo, colega médico. Com a Tríade de Diamantes AproMed ????????????????????????: aulas presenciais ➕ aulas gravadas para rever à vontade (não temos EaD) ➕ Mentoria – Projeto “Você não está só! Mentoria Diária de 8 às 18 horas realizada por professor com mestrado”, o colega médico receberá todo o preparo que precisa para conquistar o tão sonhado título.

Acreditamos tanto em nosso método e no seu potencial que temos o Compromisso de ouro AproMed: Aprovamos OU Devolvemos. Conheça nossos cursos preparatórios para:

Comece hoje mesmo a se preparar para a prova de obtenção de título de especialista e mude a sua carreira. Passe a trabalhar com o que gosta e alcance seus objetivos. Você pode, você merece, você é capaz. 

Inscreva-se para receber as novidades do Blog.

Preencha o formulário abaixo que em breve um de nossos consultores entrará em contato.

Preencha o formulário abaixo que em breve um de nossos consultores entrará em contato.