fbpx

Blog

Saiba tudo sobre as novas técnicas mais usadas na Endoscopia

endoscopia-digestiva
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter

A endoscopia é um exame fundamental para nós, médicos, correto? Essa é uma avaliação amplamente utilizada que ajuda no diagnóstico e tratamento de diversos males, incluindo tumores no estômago, reto cólon e esôfago.

Entretanto, a depender das técnicas de endoscopia utilizadas, essa avaliação pode apresentar resultados mais precisos. Assim, o colega médico deve ter atenção ao que há de mais moderno nesse recurso tão importante para seu trabalho.

Por isso, neste texto abordaremos tudo sobre as novas técnicas para o exame de endoscopia. Acompanhe.

Endoscopia Digestiva Alta

Um dos procedimentos endoscópicos menos invasivos – e certamente o mais utilizado – é a Endoscopia Digestiva Alta. Ela avalia o esôfago, porção inicial do duodeno e estômago, podendo ser utilizada para identificar e tratar doenças do aparelho digestivo.

Dentre as principais causas de utilização desse procedimento estão a suspeita ou confirmação de: gastrite, refluxo gastroesofágico, hérnia de hiato, câncer de estômago e esofagites.

O colega médico deve fazer uso desse procedimento quando seus pacientes apresentam queixas de queimação, azia, falta de apetite, perda de peso ou sensação de estufamento — lembrando que a avaliação deve ser realizada quando tais sintomas persistirem por mais de uma semana.

Hemostasia Endoscópica

A Hemostasia Endoscópica é o procedimento adotado para tratar a hemorragia digestiva alta (sangramento no esôfago, duodeno e estômago) e baixa (sangramento no intestino grosso e reto) por meio da endoscopia. O objetivo da técnica é controlar e parar o sangramento.

Durante o tratamento, o colega médico, é livre para adotar a modalidade que julgar mais eficiente e segura para preservar a vida e a saúde de seu paciente. Algumas das alternativas viáveis para essa situação são:

  • ligadura elástica do vaso que apresenta hemorragia;
  • aplicação de meios térmicos para cauterizar o local (cateter de argônio, por exemplo);
  • injeção de substâncias esclerosantes no foco da hemorragia.

Dilatação Endoscópica do tubo gastrintestinal

Outra técnica endoscópica comumente utilizada pelos colegas médicos é a Dilatação Endoscópica do tubo gastrintestinal. Como o nome sugere, esse é um procedimento que tem o objetivo de dilatar o esôfago, esticando as partes que estejam bloqueadas ou estreitas.

Essa medida é indicada para situações nas quais alguma parte do esôfago do paciente tornou-se excessivamente estreito, dificultando ou impossibilitando o ato de engolir, além de gerar dor para a pessoa.

A Dilatação Endoscópica é uma medida não cirúrgica que pode evitar a utilização de procedimentos mais invasivos.

Somado a essas técnicas, a endoscopia ainda pode ser utilizada para diversos fins pelo profissional médico gastroenterologista. Ela é uma ferramenta importante, como citamos, para o tratamento, diagnóstico e até mesmo para a identificação precoce de diversas doenças. Assim, o doutor que trabalha com alguma dessas técnicas tem um campo de atuação próspero.

Você, companheiro médico, quer construir uma reputação nessa área? Então, leia nosso texto sobre como obter um título médico e veja qual é o primeiro passo a ser dado.

{{cta(‘ad158a10-48d3-4f8d-911d-c9f9f7d16e87′,’justifycenter’)}}

Venha para AproMed | Ética e Profissionalismo

O melhor do médico segue sendo sua credibilidade e respeito ao Código de Ética Médica. Por isso, conte com a nossa instituição de ensino médico, especializada em cursos preparatórios para a prova de título de especialista — AproMed | Ética e Profissionalismo.

Presente em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife, você, colega médico, pode contar com a sua AproMed | Ética e Profissionalismo para conquistar o tão imprescindível Registro de Qualificação de Especialista (RQE), através de uma metodologia única e que conta com diferencial do Aprovamos OU Devolvemos.

Você pode, você merece, você é capaz.

Juntos somos mais fortes!

A sua AproMed | Ética e Profissionalismo oferece uma extraordinária Tríade de Diamantes AproMed 💎💎💎: aulas presenciais ➕ aulas gravadas para rever à vontade (não temos EAD) ➕ Mentoria Diária AproMed – 👥 Projeto Você não está só! – a ser realizada por professores com mestrado ou doutorado, das 8h às 18h e de segunda-feira a sexta-feira. Consulte o regulamento.     

Ao longo de 12 meses, o colega médico será preparado com: 192 horas-aulas presenciais, 60 horas-aulas gravadas e mentoria online diária, tudo isso para garantir aprendizado de excelência e a conquista do tão sonhado título de especialista (RQE).

Seguramente, o progresso do médico generalista é a conquista do seu importantíssimo e necessário título de especialista para registrá-lo no CRM. Com o RQE, tudo fica mais fácil. 

Prezados colegas médicos(as), divulguem esse conteúdo para seus colegas médicos. Vamos valorizar o título de especialista registrado no CRM, pois essa ação trará melhoria para a Medicina brasileira, além de alertar a todos para a exigência do CFM. 

Saiba mais no nosso site: www.apromed.com.br |0800 941 7250 ou pelo nosso WhatsApp (31) 99672-0825. Instituição de ensino médico AproMed | Ética e Profissionalismo, especializada em curso preparatório para prova de título de médico especialista nas cidades BH SP, DF, RJ e Recife. Aprovamos OU Devolvemos.

Participe também da nossas futura conferência:

  • Dr. Leandro Karnal, doutor pela USP, falando sobre Medicina e Compaixão.

✅ Exclusivamente para médico

O médico pode atuar em todas as especialidades médicas sem restrições. Contudo, o Conselho Federal de Medicina (CFM), através do artigo 117 do novo Código de Ética Médica, exige do médico que divulga sua especialidade em anúncios profissionais de qualquer ordem, que junto ao nome inclua também seu número do Conselho Regional de Medicina (CRM), com o estado da Federação no qual foi inscrito e o seu Registro de Qualificação de Especialidade (RQE). E, caso o médico não cumpra essa norma ele estará sujeito a um processo ético administrativo junto ao CRM visto que se trata de uma infração ao Código de Ética Médica.

Inscreva-se para receber as novidades do Blog.

Preencha o formulário abaixo que em breve um de nossos consultores entrará em contato.

Preencha o formulário abaixo que em breve um de nossos consultores entrará em contato.