fbpx

Blog

Médico(a), o que se sabe sobre o Coronavírus?

coronavirus-blog-apromed
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter

Caro colega médico(a), nós, mais de 70 professores médicos da AproMed | Ética e Profissionalismo, convidamos você a debater sobre o assunto do momento: o Coronavírus (CoV).

Esse vírus faz parte de uma grande família viral e não representa uma novidade para nós, uma vez que é conhecido desde os meados dos anos 1960. Ele causa infecções respiratórias tanto em seres humanos quanto em animais. Em geral, as infecções pelo coronavírus causam doenças respiratórias do grau leve ao moderado, semelhante a um resfriado comum.

A maioria dos coronavírus geralmente infectam apenas uma espécie animal ou, pelo menos um pequeno número de espécies proximamente relacionadas. Porém, alguns coronavírus, como o SARS-CoV podem infectar pessoas e animais. O reservatório animal para o SARS-CoV é incerto, mas parece estar relacionado com morcegos. Também  existe a probabilidade de haver um reservatório animal para o MERS-CoV que foi isolado de camelos e de morcegos.

No Brasil

Com o aparecimento dos casos de doença respiratória causada pelo coronavírus na China, o governo brasileiro vem adotando medidas de preparação, orientação e controle para um possível atendimento de casos suspeitos no país. 

A Anvisa integra o Centro de Operações de Emergência (COE) – Coronavírus. Instituído pelo Ministério da Saúde, o comitê tem como objetivo preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos no Brasil, a fim de responder a eventuais ocorrências de forma unificada e imediata. 

Emergência global

A epidemia do coronavírus já foi confirmada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como emergência de saúde pública global. Esse tipo de situação se enquadra dessa forma devido a maneira inesperada que o coronavírus superou as fronteiras chinesas e que, atualmente, demanda uma ação internacional imediata.

O primeiro anúncio de emergência global feito pela OMS foi em 2009, devido a pandemia do vírus H1N1. Posteriormente, em mais de 2014 a propagação do vírus causador da poliomielite ganhou destaque. Já em agosto do mesmo ano o surto de ebola foi o causador de mais um novo decreto de emergência global. A quarta emergência global, foi adotada 2 anos depois, com o zika vírus. No ano passado, o surto de ebola novamente ganhou destaque ao matar mais de 1600 pessoas. 

Neste ano o coronavírus é o principal responsável pela epidemia. Este ano, o vírus chegou a 20 países de 4 continentes. Cabe a nós, médicos, fazer a nossa parte junto ao restante da população para tornar o nosso mundo ainda mais seguro.

Venha para a sua AproMed | Ética e Profissionalismo

O melhor do médico segue sendo sua credibilidade e respeito ao Código de Ética Médica. Por isso, conte com a nossa instituição de ensino médico especializada em cursos preparatórios para a prova de título de especialista — AproMed | Ética e Profissionalismo.

Presente em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife, você, colega médico, pode contar com a sua AproMed | Ética e Profissionalismo para conquistar o tão imprescindível Registro de Qualificação de Especialista (RQE), através de uma metodologia única e que conta com diferencial do Aprovamos OU Devolvemos.

Você pode, você merece, você é capaz.

Juntos somos mais fortes!

A sua AproMed | Ética e Profissionalismo oferece uma extraordinária Tríade de Diamantes AproMed 💎💎💎: aulas presenciais ➕ aulas gravadas para rever à vontade (não temos EAD) ➕ Mentoria Diária AproMed – 👥 Projeto Você não está só! – a ser realizada por professores com mestrado ou doutorado das 8h às 18h e de segunda-feira a sexta-feira. Consulte o regulamento.     

Ao longo de 12 meses o colega médico será preparado com: 192 horas-aulas presenciais, 60 horas-aulas gravadas e mentoria online diária. Tudo isso para garantir aprendizado de excelência e a conquista do tão sonhado título de especialista (RQE).

Seguramente, o progresso do médico generalista é a conquista do seu importantíssimo e necessário título de especialista para registrá-lo no CRM. Com o RQE, tudo fica mais fácil. 

Prezados colegas médicos(as), divulguem esse conteúdo para seus colegas médicos. Vamos valorizar o título de especialista registrado no CRM, pois essa ação trará melhoria para a medicina brasileira, além de alertar a todos para a exigência do CFM. 

Saiba mais no nosso site: www.apromed.com.br |0800 941 7250 ou pelo nosso WhatsApp (31) 99672-0825. Instituição de ensino médico AproMed | Ética e Profissionalismo, especializada em curso preparatório para prova de título de médico especialista nas cidades BH SP, DF, RJ e Recife. Aprovamos OU Devolvemos.

Participe também das nossa palestra:

• Professor Leandro Karnal, doutor pela USP, falando sobre Medicina e Compaixão. Data: São Paulo – 26/05/2020 – 19h.

✅ Inscrições gratuitas e exclusivamente para médicos

O médico pode atuar em todas as especialidades médicas sem restrições. Contudo, o Conselho Federal de Medicina (CFM), através do artigo 117 do novo Código de Ética Médica, exige do médico que divulga sua especialidade em anúncios profissionais de qualquer ordem, que junto ao nome inclua também seu número do Conselho Regional de Medicina (CRM), com o estado da Federação no qual foi inscrito e o seu Registro de Qualificação de Especialidade (RQE). E, caso o médico não cumpra essa norma ele estará sujeito a um processo ético administrativo junto ao CRM visto que se trata de uma infração ao Código de Ética Médica.

Inscreva-se para receber as novidades do Blog.

Preencha o formulário abaixo que em breve um de nossos consultores entrará em contato.

Preencha o formulário abaixo que em breve um de nossos consultores entrará em contato.